Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

STF considera vaquejada ilegal e derruba lei do Ceará.

Por seis votos a cinco, os ministros declararam que é uma forma de tratamento cruel aos animais.

Publicado por Afonso Maia
há 8 anos

STF considera vaquejada ilegal e derruba lei do Cear

O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou nesta quinta-feira a validade de uma lei do Ceará que regulamentou a vaquejada. A decisão abre caminho para que a prática seja banida em todo o país, se forem julgadas ações de amplitude nacional.

Por seis votos a cinco, os ministros da mais alta corte do país declararam que a vaquejada não é apenas um esporte ou atividade cultural, mas uma forma de tratamento cruel aos animais.

Pela prática, dois peões montados a cavalo tentam derrubar um boi pelo rabo. A cena é comum, principalmente em festas tradicionais de estados nordestinos.

"Na verdade, são manifestações extremamente agressivas contra os animais" disse a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, completando:

"Sempre haverá os que defendem que é uma atividade que vem de longo tempo e se encravou na cultura do nosso povo, mas também culturas se mudam e muitas foram levadas nessa condição, até que houvesse outro modo de ver a vida, e não somente a do ser humano".

O assunto começou a ser julgado na mais alta corte do país em agosto do ano passado, em uma ação direta de inconstitucionalidade proposta pela Procuradoria Geral da República contra a lei do Ceará. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, lembrou que a Constituição Federal veda o tratamento cruel aos animais.

No ano passado, o julgamento foi interrompido por um pedido de vista. A discussão foi retomada em junho, mas novamente interrompida. Hoje o debate foi concluído no plenário.

Além de Cármen Lúcia, formaram a maioria na votação os ministros Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Luís Roberto Barroso. Do outro lado, defenderam a prática como importante parte da cultura brasileira e também fonte de renda para os peões os ministros Edson Fachin, Gilmar Mendes, Teori Zavascki, Luis Fux e Dias Toffoli.

E você? O que pensa sobre o assunto? Deixe sua opinião nos comentários.


Gostou do texto? Recomende a leitura para outras pessoas! Basta clicar no triângulo que está em pé, à esquerda do texto, ou no coração, caso esteja na versão mobile.

Comente também! Mesmo se não gostou ou não concordou, para atingir um resultado maior e melhor, o assunto deve ser debatido e as opiniões trocadas.

Para se manter atualizado e não perder novos posts, clique em seguir e fique por dentro das novidades do mundo jurídico.

  • Sobre o autorOperador do direito em eterna busca pelo conhecimento.
  • Publicações43
  • Seguidores316
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações436
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-considera-vaquejada-ilegal-e-derruba-lei-do-ceara/392166609

Informações relacionadas

Notíciashá 18 anos

STF valida lei que dá meia entrada a doadores de sangue

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)