Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Supremo reconhece regime aberto a réu primário por tráfico de drogas

Para 1ª Turma, quem não tem antecedentes criminais não pode ir para regime inicial fechado, especialmente quando aplicadas causas de diminuição da pena.

Publicado por Afonso Maia
há 8 anos

Supremo reconhece regime aberto a ru primrio por trfico de drogas

É inadequado obrigar que um réu primário inicie o cumprimento da pena em regime fechado, especialmente depois de ter sido aplicada na sentença a cláusula de diminuição de pena porque ele tem bons antecedentes. Assim entendeu a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal, nesta terça-feira (4/10), ao conceder Habeas Corpus para um homem condenado a 1 ano e 8 meses de reclusão por tráfico de drogas.

O colegiado determinou, ainda, a substituição da pena restritiva de liberdade por duas penas restritivas de direitos a serem definidas pelo juiz da execução penal. A decisão foi unânime.

O réu havia sido condenado a cumprir regime inicial fechado pelo juízo da 13ª Vara Criminal do Foro Central Criminal da Barra Funda, em São Paulo. A defesa recorreu, alegando fragilidade das provas e pedindo a desclassificação da conduta para porte de drogas para uso pessoal, mas o Tribunal de Justiça de São Paulo rejeitou os argumentos.

O relator do processo no STJ deferiu a ordem de ofício, determinando ao juízo da execução a análise concreta dos fatos imputados a fim de verificar o regime inicial de cumprimento mais adequado e a possibilidade de substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos.

Em pedido HC ajuizado no STF, a Defensoria Pública de São Paulo disse que a decisão do STJ praticou constrangimento ilegal ao determinar que o juízo da execução reavaliasse o ato. O ministro Marco Aurélio, relator do caso, atendeu os argumentos.

O ministro Edson Fachin apontou a inadequação do cumprimento da pena em regime fechado em casos semelhantes ao dos autos, e o ministro Luiz Fux considerou sem sentido a fixação do regime, depois de reconhecida uma cláusula de diminuição de pena.

Para o ministro Luís Roberto Barroso, não faz sentido mandar um réu primário para o regime fechado em condenação por pequena quantidade de drogas, “especialmente no momento em que os presídios estão apinhados de gente, com essa resistência de alguns tribunais em acompanharem a jurisprudência do STF quanto a não aplicar regime fechado em casos de pequenas quantidades de droga”.

Em junho, o Plenário do Supremo havia declarado que o crime de tráfico privilegiado de entorpecentes não tem natureza hedionda. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

HC 125.188

Fonte: Conjur


Gostou do texto? Recomende a leitura para outras pessoas! Basta clicar no triângulo que está em pé, à esquerda do texto, ou no coração, caso esteja na versão mobile.

Comente também! Mesmo se não gostou ou não concordou, para atingir um resultado maior e melhor, o assunto deve ser debatido e as opiniões trocadas.

Para se manter atualizado e não perder novos posts, clique em seguir e fique por dentro das novidades do mundo jurídico.

  • Sobre o autorOperador do direito em eterna busca pelo conhecimento.
  • Publicações43
  • Seguidores316
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4699
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/supremo-reconhece-regime-aberto-a-reu-primario-por-trafico-de-drogas/391149560

Informações relacionadas

ContratoRecurso Blog, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo De Termo De Confissão De Dívida Com Garantia Pignoratícia

Cristiane Silva Queiroz, Advogado
Notíciashá 6 meses

STF publica norma que garante regime aberto a réu primário por tráfico.

Evinis Talon, Advogado
Artigoshá 6 anos

A majorante da transnacionalidade no tráfico de drogas

Freelancer Jurídico, Advogado
Modeloshá 9 meses

[Modelo] Acordo de Divórcio Consensual c/c Fixação de Alimentos e Regulamentação de Guarda e Visitas

ContratoRecurso Blog, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo De Recurso Extraordinário - Tráfico - Regime De Penas

27 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Pela pena devia estar com pequena quantidade, pode ser um usuário ou mesmo a pessoa que leva em pequenas quantidades para não ser pego, mas acho justo, todo mundo tem direito á uma segunda chance, até por que os piores bandidos do país não são presos, ainda são aplaudidos. continuar lendo

Realmente. Devemos punir com mais severidade os chamados "peixes grandes". continuar lendo

Nessa de ficar soltando traficante o crime está dominando o país. Agora os organizações criminosas estão na política e não demora muito estarão até na presidência da república. continuar lendo

Isso é preocupante amigo. continuar lendo

você falou estarão? kkkkkkkkkkkkkkkk , assim você me mata de rir kkkkkkkkkk continuar lendo

Excelente explanação. Sucinto e objetivo. Tema relevante, polêmico e atual. Parabéns! continuar lendo

Muito obrigado amigo. continuar lendo

Existe uma relutância em Juízes de Primeiro Grau e algumas Câmaras Criminais. Se estas decisões de cumprimento de pena em regime inicialmente fechado fossem de fato adequadas, não teríamos um índice de reincidência tão elevado em nosso País. continuar lendo